Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

Contas, contas e mais contas.

Postado por Thiago Raposo terça-feira, 27 de maio de 2008

Campinas (28/08/2007) - Vamos falar um pouco de números. No fundo não passam de especulações, mas que servem para dar uma dimensão da situação dos quatro pilotos (Hamilton, Alonso, Massa e Kimi) das duas principais equipes (Ferrari e Mclaren).
O atual líder do campeonato, Lewis Hamilton conquistou 84 pontos em 12 corridas, o que significa que ele conquistou 70% dos 120 possíveis. A conta que se faz é muito simples: pego à média dele (70%) dos 50 pontos que ainda restam a ser disputados nas próximas cinco corridas e somo a pontuação atual. Subentendendo-se que ele manterá a sua média daqui para o final, dá 84 + 35 = 119ptos.
A conclusão que se chega então é que para ser campeão um piloto precisa alcançar os 119 pontos. Agora que a conta fica legal. O que cada piloto precisa fazer para alcançar os 119 pontos?

* Hamilton tem 84 pontos, precisa de 35 pontos em cinco corrida, ou seja, sete pontos por corrida. Como não existe nenhuma posição que dê esta pontuação, o inglês seria campeão com 3 segundo lugares (24ptos), um terceiro (6ptos) e um quarto lugar (5ptos). Nada difícil para quem tem uma Mclaren na mão.

* Alonso tem 79 pontos e precisa de 40 pontos em cinco corrida, ou seja, oito pontos por corrida. Então se o espanhol chegar todas as corridas restantes em segundo lugar ele garante os 119 pontos. Possível mas um pouco mais difícil porque duas das próximas cinco pistas favorecem os carros da Ferrari.

* Massa tem 69 pontos e precisa de 50 pontos em cinco corrida, ou seja, 10 pontos por corrida. A tarefa do piloto brasileiro não é nada fácil, pois ele precisaria de incríveis cinco vitórias nas próximas cinco corridas. Isto é claro, se Alonso e Hamilton conseguirem cumprir a tarefa de casa acima e chegar aos 119ptos.

* Já Kimi com 68 pontos, precisa de 51 pontos em cinco corridas o que é uma tarefa impossível, pois o máximo que se pode somar são 50 pontos. Para Kimi resta fazer a tarefa de casa e ainda torcer para que nem Hamilton e nem Alonso alcancem os 119 pontos, uma vez que nenhum dos dois precisará de vitórias para isto.

Calendário

Videoteca

Twitter


Postagens populares

Newsletters