Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

Eu já vi este filme

Postado por Thiago Raposo terça-feira, 3 de junho de 2008

Campinas (03/10/2007) - Depois da corrida do Japão, vejo muitos especialistas e blogueiros declararem que o campeonato acabou e que o título já é do Hamilton. Fabio Seixas, um dos grandes nomes da crítica a motor do país, no seu podcast no UOL ”jogou a toalha” literalmente.
Mas este filme não é novo na fórmula 1, e uma situação semelhante a esta já foi revertida no passado.
O ano era 1986 e os pilotos envolvidos eram: Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet. A duas corridas do fim da temporada, a situação era a seguinte:
Mansell: 70 pontos
Piquet: 60 pontos
Prost: 59 pontos
A tarefa de tirar esta diferença naquele tempo era um pouco diferente da de agora. Hoje uma vitória vale 10 pontos e naquela época valia 9, o que pode parecer uma dificuldade extra na vida do francês. Mas por outro lado, a diferença de pontos entre o primeiro e o segundo era de 3 pontos, diferente de agora que são 2, e ainda se podia descartar os dois piores resultados da temporada.
No México Prost chegou em segundo, Piquet em quarto e Mansell em quinto. A situação passou a ser a seguinte:
Mansell: 72
Prost: 65
Piquet: 63
Faltava apenas a corrida da Austrália. O inglês precisava de uma quinta colocação para ser campeão. No pior das hipóteses, nesta posição, ele levaria a um empate caso o francês ganhasse, mas no desempate, Mansell levaria a melhor pelo maior número de vitórias.
Mas o improvável aconteceu. Prost venceu, Piquet chegou em segundo e Mansell abandonou com problema no pneu a 19 voltas para o fim. E o campeonato acabou com Prost campeão, coisa que ninguém imaginava a duas provas do fim da temporada.
Então vamos com calma que o passado já nos provou que é possível uma Mclaren, que tem um campeão ao volante, virar o jogo para cima de um inglês.

2 comentários

  1. aline Says:
  2. Não se o inglês está na mesma mclaren.
    E para entrar na onda do paralelo 86, eu acho que Fernando perdeu pra Lewis, mas sua grande derrota foi para seu temperamento, a la Nigel.
    Em: 03/10/2007 12:44:07

     
  3. A decisao do campeonato de 86 foi excepcional mesmo, mas acho que Hamilton vence. Na atual temporada a McLaren não quebraa quase nunca, o lewis terminou todas as corridas, se não me enngano, acho dificil perder.
    Em: 03/10/2007 22:34:23

     

Calendário

Videoteca

Twitter


Postagens populares

Newsletters