Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

Como vai você, eu preciso saber da sua vida...

Postado por Gisele Raposo segunda-feira, 28 de julho de 2008

Campinas (26/06/2008) – Cá estou eu de novo para mais uma coluna. Nesta semana vou atacar a “Como vai você, eu preciso saber da sua vida”, que se destina a falar sobre os pilotos do passado e descobrir o que andam fazendo atualmente. O piloto da vez será o finlandês Mika Salo.
Salo foi três vezes campeão no Kart Finlandês. Em 1988, pilotando nas fórmulas Ford Européia e Escandinava, foi mais duas vezes campeão. Nos dois anos seguintes, migrou para a Fórmula 3 inglesa; depois de ser pego por dirigir sob efeito de álcool, perdeu as chances de obter sua Superlicença para a F1, e entre 1991 e 1993 foi para a Fórmula Nipônica, tentar reaver sua imagem de bom piloto. Lá obteve um 7º lugar no geral como melhor resultado.
Em 1994, estreou na categoria máxima do automobilismo, pela equipe Lotus, no GP do Japão. Nos anos de 1995/97, correu pela Tyrrel, onde teve como melhor resultado um 16º lugar na tabela. Foi 13º no campeonato de 1998, quando transferiu-se para a Arrows.
No ano seguinte, sem equipe, foi o ‘grande substituto’: primeiro do brasileiro Ricardo Zonta, da BAR, por três GPs (San Marino, Mônaco e Espanha), devido a um acidente sofrido nos treinos de Interlagos. Três corridas depois, na Áustria, foi escalado pela Ferrari para a vaga de Schumacher, após o acidente que o deixou com a perna quebrada e impossibilitado de defender a equipe italiana nos próximos seis GPs (Schumi voltou a disputar as duas últimas corridas do ano).
Em sua temporada na Ferrari, Salo foi o fiel escudeiro de Eddie Irvine, permitindo inclusive, num jogo de equipe, uma ultrapassagem deste para vencer uma corrida (assim, seu melhor resultado na equipe vermelha foi um segundo lugar no pódio).
A partir daí, disputou a temporada de 2000 pela Sauber, testou pela recém-nascida Toyota em 2001 e competiu em 2002 por esta mesma equipe.
Depois de 110 largadas pela Fórmula 1, este piloto cujo hobbie é tocar guitarra, partiu para outras categorias, como Champ Car e American Le Mans Series; nesta última, desde 2006, competindo ao lado de Jaime Melo pela equipe Risi Competizione. Este ano, os dois venceram na categoria GT2, nas 24h de Le Mans.

2 comentários

  1. Ronaldo Reis Says:
  2. Boa Gigi !

    Em algum ano que não me lembro mais, o Mika Salo teve a sua Tyrrel preta, com patrocínio da Nokia em azul, quebrada antes da entrada dos boxes. Nós, que sempre frequentamos o Setor A, começamos a aplaudir o piloto. A sua reação foi de espanto: o que será que aqueles bando de malucos estariam fazendo, aplaudindo um sujeito que havia parado com o carro quebrado e estava caminhando a pé para o box ?
    Em: 26/06/2008 15:15:21

     
  3. Muito bom o post, Gisele!
    Não sou um dos maiores fãs de Mika Salo, nunca o conseguir enxergar como um piloto em potencial. Mas de alguma formo ele contribuiu para o automobilismo.
    Em: 26/06/2008 23:28:12

     

Calendário

Videoteca

Twitter


Postagens populares

Newsletters