
Mäki Iniciou sua carreira no ano de 2000, aos 12 anos, no kartismo nacional na Classe Raket (a mesma em que Kimi Raikkönen foi vice em 1994). Em 2002, transferiu-se para a classe ICA, também do kart finlandês, na qual correu até 2004 e foi duas vezes vice-campeão. Em 2004, disputou ainda a Formula A de Kart, mas ficou apenas na 22ª posição.
Nos dois anos seguintes, 2005/06, correu pela Fórmula BMW (patrocinada pelo clube de automobilismo germânico ADAC - Allgemeiner Deutscher Automobil-Club e.V.). Este campeonato alemão serve de base para muitos corredores que acabaram de sair do kart e estão em busca de um lugar em equipes de fórmulas mais avançadas. Foi 12º colocado no primeiro ano e vice-campeão no segundo.
Entre 2006/07, disputou provas das Fórmulas Renault 2.0 pela equipe Tatuus FR2000. Na classe Européia foi nono colocado, com 14 corridas, nenhuma vitória, três pódios e uma volta mais rápida. Na classe Italiana, foi vencedor com 14 corridas, cinco vitórias, duas pole positions, sete pódios e três voltas mais rápidas.
Em 2007, Mika Mäki, aos 19 anos, entrou para o programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull, sendo mais um entre os 18 pilotos do time junior que recebe patrocínio da marca de energéticos e que sonha sentar-se em um dos carros de Fórmula 1 da equipe.
Este ano, o finlandês corre pela equipe Mücke Motorsport na F3 Européia. Ele, que gosta também de hóquei no gelo, venceu tanto a primeira corrida da temporada em Hockenheimring, quanto mais duas, soma 36 pontos e está em terceiro no campeonato até o momento (a temporada continua em aberto).

No mês de junho/08, Mika sofreu um acidente sério fora das pistas, em Tampere/Finlândia, que quase lhe custou a vida; ele perdeu o controle de seu Nissan 350Z quando entrava em um túnel cuja velocidade era de 40km/h. Alguns pedestres se feriram com os detritos que voaram do carro. A investigação continua em aberto, entretanto a polícia acredita na possibilidade de que ele praticava 'racha', se isto for verídico o jovem piloto poderá perder sua licença para dirigir, além de ser preso por até dois anos.
0 comentários