Campinas - Olá amigos! Continuando o especial sobre os 20 anos do primeiro título do brasileiro Ayrton Senna, vamos relembrar um pouco a quinta corrida daquela temporada, o grande prêmio do Canadá. Para você que perdeu os primeiros capítulos desta série,
clique aqui para ler.
Canadá
Quinta prova do ano, quinta pole do brasileiro Ayrton Senna. No dia 12 de Junho de 1988 a Fórmula 1 desembarcou em Montreal para o grande prêmio do Canadá. Ao seu lado, na primeira fila, o brasileiro tinha o companheiro de equipe, o francês Alain Prost. Dentre os outros brasileiros, Piquet largou em sexto e Gugelmin em décimo oitavo.
Na largada, o francês tracionou melhor e superou o brasileiro. Senna, porém, não deixou que seu companheiro se d

istanciasse e começou a segui-lo de perto. Teve início a primeira batalha direta entre os dois. Até então, nas quatro primeiras corridas, eles nunca haviam disputado diretamente uma posição. Ayrton ficou atrás de Prost por dezoito voltas, estudando cada movimento do piloto, até que na décima oitava volta, numa manobra perfeita, o piloto colocou

por dentro no grampo que antecede a reta oposta e passou sem dificuldades. Senna ainda teve o cuidado de fechar a porta para evitar o ‘X’.
Daí para frente foi só administrar. No fim o brasileiro conseguiu abrir seis segundos de vantagem para o francês. Piquet terminou em quarto e Gugelmin abandonou na volta cinqüenta e quatro com problemas no câmbio.
No fim, os oito primeiros da corrida foram:
1 Ayrton SENNA McLaren2 Alain PROST McLaren
3 Thierry BOUTSEN Benetton
4 Nelson PIQUET Lotus 5 Ivan CAPELLI March
6 Jonathan PALMER Tyrrell
7 Derek WARWICK Arrows
8 Gabriele TARQUINI Coloni
E a classificação dos cinco primeiros do campeonato ficou assim:
1. Alain PROST 39
2. Ayrton SENNA 24 3. Gerhard BERGER 18
4. Nelson PIQUET 11 5. Michele ALBORETO 9
Grande histórico!!!
Valeu