Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

"Você sabia?" e "Por dentro da curva": S do Senna

Postado por Juliano Mateus Messaggi Gomes de Oliveira sábado, 19 de dezembro de 2009

Jundiaí - Devido as férias do esporte a motor não deixaremos nossos amigos sem informação, até o início das temporadas 2010 iremos compartilhar informações relacionadas ao automobilismo.Com isso o Café com F1 criou duas novas sessões a "Você sabia?" e o "Por dentro da curva" aonde visam mostrar fatos e informações sobre o esporte a motor.
No "Você Sabia?" comentarei sobre fatos curiosos e sobre corridas históricas. Já no "Por dentro da curva" pretendo falar sobre curvas famosas ou históricas no diferentes circuitos do mundo.Para dar início a essas novas sessões irei abordar sobre uma famosa curva brasileira, ou uma seqüência de duas curvas (para os mais perfeccionistas), o "S" do Senna.
Um "S" é uma seqüência de curvas de contorno opostos. Fácil, ?
O traçado original de Interlagos não possuía esse "S" a reta dos boxes se prolongava até uma curva que ligava diretamente com a reta oposta. Veja o traçado original abaixo:
O circuito passou por uma grande reforma entre os anos de 1989 e 1990, com a finalidade de modernizar o autódromo e trazer de volta o GP Brasil para São Paulo após sua transferência para o autódromo de Jacarépagua, no Rio de Janeiro.
O traçado foi totalmente reformulado e nessa reforma, Ayrton Senna sugeriu um "S" que ligaria a reta dos boxes com a reta oposta do novo traçado, por isso o nome "S do Senna". Além disso ele ajudou no desenho do "S".

Esse outro vídeo mostra a volta de classificação de Ayrton Senna para o GP Brasil de 1991, notem a forma agressiva com o qual um Formula 1 contorna o "S":



O que torna esse "S" em particular mais desafiador que os outros é a sua geografia. A entrada dele em descida aumenta muito as chances de erro pois altera totalmente a forma do contorno da curva associado a freada, assim como o ponto de retomada de aceleração. O vídeo abaixo ilustra bem isso. É a tentativa de ultrapassagem do campeão Jenson Button em cima do estreante Kamui Kobaiashi no GP Brasil de 2009. Vejam que Kobaiashi se mantêm na melhor trajetória para a entrada do "S", enquanto Button tenta a ultrapassagem e pelo fato de não ter a melhor tragetória associado ao ponto de entrada da curva o carro perde aderência frontal fazendo com que Button abra mais no ponto de retomada de velocidade e o obriga a abrir mais na perna da curva, deixando espaço suficiente para o estreante Kobaiashi realizar a manobra em "X". Veja o vídeo abaixo:




Para ilustrar melhor o Programa Auto Esporte, da TV Globo, exibido em 17 de Maio desse ano mostra a melhor maneira de se contornar algumas curvas com um carro de passeio.



Fiquem a vontade para enviar seus comentários, críticas ou sugestões.

Calendário

Videoteca

Twitter


Postagens populares

Newsletters