Rio de Janeiro - Aceitando com um imenso orgulho o convite do Thiago Raposo para escrever sobre F1 aqui no Café com F1, eu, Lucas Quedevez, mais conhecido como Stunts do podcast Capacete, pensei em como eu poderia começar a falar sobre F1 aqui.
Então, já que sou novato, pensei em começar falando exatamente sobre as novatas na F1!
Lotus:
Não é a clássica Lotus de Colin Chapman... Um grupo de investidores a algum tempo já compraram o nome e resolveram utilizá-lo na sua mais nova aquisição, uma equipe de F1.
Por mais paraguaia que pareça, a Lotus made in Malaysia tem "moral".
Seu projetista é nada mais nada menos que o renomado Mike Gascoyne.
A equipe também tem uma fabrica de carros de Turismo na Malaysia, então não são apenas investidores querendo gastar sua grana. São minha aposta como a melhor das novatas.
Seus pilotos são os experientes Jarno Trulli e Heikki Kovalainen.
Virgin Racing (ou Manor, como a nossa emissora resolveu chamar):
Antes de mais nada, se vocês forem ao site da FIA, não vão encontrar a Manor, equipe de Lucas di Grassi de acordo com a Globo. Isso porque a equipe foi inscrita como Virgin Racing, ao contrário de Red Bull e Toro Rosso que tem suas siglas (RBR e STR respectivamente) no site da FIA, o nome Manor não existe lá.
A equipe fez todo o carro por um software de computador... Algo meio "preocupante", mas, caso dê certo, demonstra aí um caminho para a redução de custos.
Ela vem cheia de estilo à lá Red Bull com seus releases engraçadinhos e seu dono, o milhonário Richard Branson, demonstrando porquê é um playboy renomado.
Sinceramente é a minha favorita no quesito simpatia dentre as novatas. Nos testes não mostrou nada de mais, mas pelo menos demonstra um espírito divertido e vem com um trabalho sério.
Seus pilotos são Timo Glock e Lucas di Grassi (mas ainda conta com o brasileiro Luiz Razia entre os reservas).
HRT (Hispania):
Enquanto com as "Red Bulls" a globo prefere as siglas, com a Hispania ela fez o contrário. Na FIA a equipe foi registrada como HRT (Hispania Racing Team) mas a emissora resolveu chamar de Hispania e ponto final.
Essa equipe é a famosa Campos-Meta que vem da GP2 mas teve seríssimos problemas financeiros e acabou não consegiundo estrear.
Ela fez algo muito inteligente: Fazer o chassi com a Dallara.
E fez algo muito burro: Nâo ter background financeiro para pagar a Dallara =)
O socio de Adrian Campos resolveu asusmir a equipe sozinho e botou o nome de HRT e pronto! Falou que precisava de pilotos pagantes, ameaçando assim o lugar do Senninha, mas logo após isso Senninha achou uma galera para pagar seus custos lá e seu lugar foi assegurado!
Essa sim é a maior incognita da temporada. O carro não foi as pistas nem para shakdown (fará seu shakedown, que é uma volta para ver se tudo do carro tá "apertado") na sexta feira do Gp do Bahrein...
Em tese, por ter o mesmo motor das outras novatas (e da Williams), o conceituadíssimo Cosworth, e um chassi fabricado por um experiente fabricante, a equipe tem um crédito. Mas não ter NENHUM teste tira todos os créditos dela...
Seus pilotos são o indiano Karun Chandhok e o brasileiro Brunno Senna
Não falei da Mercedes por não ser novata (veio da Honda, Brawn...) e nem da USF1 já que a mesma não estreará...
OLha meu caro, se procurar no site da FIA por "Virgin Race", como você escreveu, garanto que também não vai encontrar.
O correto é Virgin RACING, e aposto que será a melhor das novatas.
Tem o carro mais rápido e a melhor dupla de pilotos disparado.
Se resolverem os problemas de confiabilidade (e acho que vão) podem até andar próximos do resto do grid até o final da temporada.
Verdade... erro bobo.. Nos tags eu coloquei corretamente e no post escrevi errado...
Ela pode até ter sido a mais rápida, mas sofreu MUITO com problemas... Não acredito que ela vá manter a constancia nos GPs... Vão ter q abaixar a velocidade para manter a confiança no carro =)
Muito bem vindo Stunts!