Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

F1: Você lembra da Austrália 2009

Postado por Thiago Raposo quarta-feira, 24 de março de 2010

São Paulo - Neste fim de semana vai ser realizada a segunda etapa da temporada 2010 da Fórmula 1, na Austrália. A prova, que abriu o campeonato do ano passado, perdeu o posto neste ano para o Bahrain.

E a prova no Albert Park, em Melborne, deu o que falar no ano passado, por causa de um fato: a malandragem da McLaren. Em certo momento o safety car foi para a pista e o italiano Jarno Trulli da Toyota estava na terceira posição e Lewis Hamilton em quarto. Acontece que o Trulli acabou escapando em uma curva e voltou atrás do inglês.

Hamilton então chamou a equipe pelo rádio, para saber se precisava deixar o ríval ultrapassar ou não. Depois de um tempo, a McLaren dá a ordem ao piloto, que reduz e permite a volta de Trulli para a terceira posição. No entanto, no fim da prova, a FIA puniu o italiano por ter ultrapassado o inglês na bandeira amarela. A Toyota recorreu, dizendo que só o fizeram porque Hamilton diminuiu muito a velocidade, permitindo a troca.

Porém, a McLaren e Hamilton nada disseram sobre terem deixado o Trulli passar, ficaram calados e herdaram a terceira posição da corrida. Como a equipe japonesa recorreu da decisão, os fiscais foram ouvir a comunicação de rádio da McLaren com Hamilton e perceberam que havia sido dada a ordem e que foi o inglês que permitiu a ultrapassagem.

Com isto, Trulli voltou para a terceira posição e Hamilton foi excluído da prova. Em defesa, a McLaren disse que achou que antes de punirem o Trulli, que os fiscais já haviam escutado o rádio da equipe. Confira abaixo o diálogo de Hamilton com a McLaren e veja o vídeo do momento em que Trulli sai da pista.




A Toyota saiu na segunda curva... confirmado?Entendido, Lewis. Vamos confirmar e já entramos em contato.

Saiu da pista. Entrou muito aberto. Lewis, você tem que deixar a Toyota te passar. Tem que deixar a Toyota passar agora. OK.

Ela reduziu a marcha na minha frente. OK, Lewis. Siga em frente por enquanto, siga em frente, logo continuamos. Estamos conversando com Charlie [Charlie Whiting, diretor de prova].

Já o deixei passar. OK, Lewis. Está bem. Está bem. Mantenha a posição. Mantenha a posição.

Diga a Charlie que ele já me passou. Acabei de deixá-lo passar. Entendi, Lewis. Estamos vendo. Agora podemos ir à G de cor amarela 5. Amarela 5 [instrução técnica].

Não tinha que deixá-lo passar, tinha que ter mantido essa posição. Cometi um erro. Sim, entendemos, Lewis. Vamos fazer isso apenas pelo regulamento. Estamos conversando com Charlie. Você está em P4 (posição quatro), mantenha a posição e siga devagar.

OK, Lewis, seu KERS está carregado, seu KERS está totalmente carregado. Pode voltar a F2 preto, preto foxtrot 2 [instrução técnica].

Tem notícias de Charlie? Posso ultrapassá-lo de novo ou não? Ainda estou esperando uma resposta, Lewis. Aguarde.

Lewis, trabalhe os freios dianteiros, por favor. Os freios dianteiros estão frios.

Se puder usar o KERS seria bom. Se vai usar o KERS, faça agora.

OK, Lewis, está é a última volta da corrida. Ao final da volta o carro de segurança entrará. Chegue à linha de cruzada sem ultrapassar, sem ultrapassar. Continuamos esperando a situação de Trulli, mas mantenha a posição.

Calendário

Videoteca

Twitter


Postagens populares

Newsletters