Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

Opinião: Quando vão entender que esta é a Fórmula 1

Postado por Thiago Raposo segunda-feira, 15 de março de 2010

São Paulo - O Café com F1 abre hoje uma nova sessão intitulada "Opinião", onde seus editores tem toda a liberdade de expressarem suas idéias e desta forma promover uma debate bacana via comentários.
E eu gostaria de inaugurar o quadro falando do início da temporada 2010 da Fórmula 1. Hoje me deparei via comentários no Café, twitter e bloggers que de modo geral, todos acharam a corrida chata, porque foi uma procissão sem fim. Eu não discordo destes comentários, mas também não esperava algo muito diferente - talvez por isto não foi tão ruim para mim, pois não tinha expectativa de coisa diferente.

Eu acho que os fãs da categoria esquecem as vezes que a Fórmula 1 é uma competição de carros e não de pilotos. E não precisa ir muito longe para exemplificar isto, pois no ano passado o talentoso Fernando Alonso perdeu para o discutível Jenson Button. Mas se quiserem olhar para a história, o "herói nacional" Ayrton Senna perdeu em 1992 para o trapalhão Nigel Mansell.

Não estou aqui dizendo que piloto não tem valor, mas sim que eles não fazem milagres. As equipes procuram aqueles que possuem um bom ritmo, que sejam rápidos e inteligentes, para perderem o menor número de pontos possíveis, mas no fundo não passa de uma competição entre carros.

Então, quando se tem um campeonato com motores diferentes, quando cada equipe fica responsável pelo próprio chassi, o que menos se pode esperar no fim das contas é uma igualdade de forças e brigas nas pistas. Às vezes até acontece, mas elas (equipes) trabalham única e exclusivamente para evitar isto. Então não me espanta que a Red Bull, que possui um ótimo projetista, um ótimo piloto e um motor discutível, tenha dominado o início da prova até ter problemas.

E que depois, quando as Ferraris assumiram a liderança, que tenha surgido a ordem para que o brasileiro Felipe Massa cuidasse do motor para evitar uma quebra. Se não fosse competição de carros e sim de pilotos, não haveria ordem alguma. Mas a equipe italiana já estava no topo, o que mais podia querer? Novamente não me interpretem mal: sou totalmente contra aqueles que acham que existe um complô do mundo contra os brasileiros, mas se o Felipe acelerasse mais, fatalmente o Alonso faria o mesmo e o perigo de um dos dois errarem ou até mesmo acontecer um problema mecânico aumentaria, e isto não interessava a Ferrari.

Então, eu acho que precisa apenas uma alinhamento entre o que as pessoas esperam e o que a Fórmula 1 é: se uma equipe trabalha para ser melhor que a outra, é natural que uma seja melhor que a outra e as disputas na pista se diminuam. Agora, se o amigo leitor quer ver disputa de pilotos, precisa ir atrás de categorias que unificam chassi, motor e pneus, pois em condições iguais, muitas vezes será o piloto que fará a diferença.

1 Responses to Opinião: Quando vão entender que esta é a Fórmula 1

  1. Olá Thiago!

    Realmente você foi sábio. Porque muitos acham que Massa deveria ir pro Pau com o Alonso, e não foi exatamente que ele fez.

    Prudência, algo que motoristas e pilotos devam ter ao volante. Massa evoluiu como competidor e a Ferrari como equipe!

    O problema da Red Bull não sei se foi o motor ou o escapamento irregular!?

    Agora, Alonso é uma dúvida... é um grande piloto, mas não sei até onde ele alimenta sua imprensa!?

    Isso seria uma grande discução!!!

    Até mais...

     

Calendário

Videoteca

Twitter


Postagens populares

Newsletters