Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

Oval de Monza, você sabia?

Postado por Juliano Mateus Messaggi Gomes de Oliveira domingo, 7 de março de 2010

São Paulo - Recentemente escrevi sobre a Parabólica de Monza, porém esse nome se deve ao formato de seu traçado. Já o oval de Monza possui curvas inclinadas, de piso parabólico.

Aliás, acredito que muitas pessoas nunca ouviram falar do oval de Monza. O oval foi construído em 1955 em uma reforma no autódromo de Monza, que por sua vez foi construído 1922. Essa reforma foi necessária pois o autódromo foi muito danificado na II Guerra Mundial.

Esse oval de Monza foi utilizado pela última vez em 1969 em uma corrida de protótipos. Já na Formula 1 esse circuito foi usado em 55, 56, 60 e 61. No dia da inauguração do oval, 11 de Setembro de 1955, foi constatado que as curvas, com incríveis 45º de inclinação, eram muito irregulares para as velocidades dos carros, que atingiam mais que 280 KM/h.

Essas irregularidades forçavam demais as suspensões dos carros e houve muita reclamação por parte dos pilotos. As curvas inclinadas de Monza foram retratadas no filme Grand Prix, de 1966. Hoje o circuito oval ainda existe porém está praticamente esquecido.

Aproveite o passeio abaixo no oval de Monza


No ótimo F1 Nostalgia há um post em que explica muito pode ser visto nesse link. Confiram! Além de um pouco de história do oval de Monza há uma ótima coleção de fotos desse circuito sensacional

6 comentários

  1. Ron Groo Says:
  2. Sabia sim... E sabia também que a Nort e Sud estão para ser tombadas para que alguns ecocôlogistas não as queiram no chão.

     
  3. Ron Groo,
    Essa eu não sabia.
    Ainda bem que temos leitores antenados como você.
    Gostaria da sua opinião sobre esses artigos que tenho publicado e se tem alguma sugestão?
    Obrigado pela informação!

    Abraço,
    Juliano Messaggi

     
  4. Ron Groo Says:
  5. Tá bacana Juliano, segue em frente.

     
  6. Stunts Says:
  7. Eu sabia por alto dessa história... Legal saber mais os detalhes =)

     
  8. Rafael Says:
  9. Com aquele murinho de contenção ali, imagina uma corrida entre o Brad Keselowski e o Carl Edwards nesta pista.

     
  10. Anônimo Says:
  11. O "oval" sempre existiu (fez parte do projeto original)!

    http://www.nobresdogrid.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=406:monza-sem-adjetivos&catid=70:grand-prix-legends&Itemid=111

    Renato

     

Calendário

Videoteca

Twitter


Postagens populares

Newsletters