Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

Super GT: Você Sabia?

Postado por Juliano Mateus Messaggi Gomes de Oliveira terça-feira, 30 de março de 2010

São Paulo - Na semana passada foi iniciado a abertura do campeonato da SuperGT, que foi vencida pelo brasileiro João Paulo Oliveira.

Recebemos o comentário de um leitor pedindo informações sobre a categoria. É possível que mais leitores tenham a curiosidade de conhecer um pouco mais sobre a Super GT e é missão do Café com F1 divulgar várias categorias do esporte a motor.

A SuperGT era conhecida como Japan GranTouring Car Championship(JGTCC), é uma categoria de carros de turismo promovida de GT-Association(GT-A), autorizada pela Federação Japonesa de Automobilismo(JAF) e diretamente reconhecida pela FIA. Apesar de possuírem nomes parecidos a Super GT é um campeonato diferente do FIA GT.

A categoria foi criada em 1993 pela JAF para substituir o Campeonato Japonês de Protótipos, que se extinguiu no final de 1994.

Após alguns anos e com sucessivas mudanças de regulamento a JGTC inserir em seu calendário provas fora do Japão, primeiramente na China (Shanghai) e posteriormente na Malásia (Sepang), com isso a categoria violava a definição de "campeonato nacional" registrado na FIA e para essa mudança seria necessário autorização da FIA pois a JGTC fazia parte da Federação Japonesa de Automobilismo.

Em Dezembro de 2004 a categoria focou sem provas no território Japonês e com o crescimento da audiência em outros países foi anunciado que a categoria passaria a se chamar SuperGT com a ambição de "desafiar o mundo".

A categoria se divide em carros com 500HP, GT500 e carros com 300HP(GT300) e para aumentar a emoção os GT500 e GT300 são alinhados ao mesmo tempo na pista porém a pontuação é distinta para cada divisão.

A GT500 é dominada por 3 grandes montadoras Japonesas: Honda(HSV-10 GT), Nissan (GT-R) e Toyota(SC430) e com equipes privadas correndo com carros Europeus, como Aston Martin, Ferrari, Lamborggini ou Mclaren.

Já a GT300 possui times com carros Europeus e Norte Americanos, como o Porsche 911 , mas há também grandes montadoras Japonesas, assim como montadoras mais exóticas como ASL, Mosler e Vemac(Lotus Elise modificada).


O Campeonato desse ano tem 8 provas no calendário mais uma prova especial. Veja o calendário completo abaixo.
  • 21/03/2010: Suzuka(Japão), Vencedor: João Paulo de Oliveira (BRA)
  • 04/04/2010: Okayama(Japaõ)
  • 02/05/2010: Fuji(Japão)
  • 20/06/2010: Sepang(Malásia)
  • 25/07/2010: Sugo(Japão)
  • 22/08/2010: Suzuka(Japão)
  • 12/09/2010: Fuji(Japão)
  • 24/10/2010: Motegi(Japão)
  • 14/09/2010: Fuji(Japão), Prova Especial
Essa categoria não tem transmissão para o Brasil, nem em canais pagos.


Abaixo segue um vídeo do piloto brasileiro, João Paulo Oliveira, no qual mostra detalhes e explica um pouco mais sobre o carro que ele pilota na Super GT. Ele corre na categoria desde 2006





Abaixo um vídeo on-board feito no carro do João Paulo, realizado no circuito de Sendai, no Japão.

2 comentários

  1. Anônimo Says:
  2. Na GT300, existem os Nissan 350Z que são bem fortes, mas quem domina pelo Japão são os Mazda com seus motores rotativos (RE, mais conhecidos por lá),com o carro RX7
    preparado pela Amemiya Racing, e já venceram a primeira esse ano na sua categoria

     
  3. Caro Anônimo,
    Obrigado pelo comentário.
    É sempre bom que nossos leitores acrescentem em nossas matérias com informações como essa.
    Agradeço mais uma vez.

     

Calendário

Videoteca

Twitter


Postagens populares

Newsletters