Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

F1 - Mark Webber, líder do campeonato

Postado por Thiago Raposo domingo, 16 de maio de 2010

Campinas - E o australiano Mark Webber na Red Bull venceu novamente, a segunda dele na temporada, e com isto assumiu a liderança do campeonato. Depois de largar na pole, ele andou muito forte durante toda a prova, as vezes 1 segundo mais rápido do que todos os outros e venceu merecidamente.

A prova começou já com um safety-car, como é de costume nas tuas de Monte-Carlo. O alemão Nico Hülkenberg da Williams bateu forte dentro do túnel. Fernando Alonso, que largou dos boxes, aproveitou então para mudar a estratégia parando prematuramente nos boxes e assim satisfazendo a regra que exige que se use os dois tipos de pneus. O brasileiro Bruno Senna fez o mesmo. Ainda durante a amarela, o inglês Jenson Button abandonou com super-aquecimento no carro.

Na relargada aconteceu a famosa procissão de Mônaco e o único que conseguia ultrapassagens era Alonso, mais pelo fato de ser uma Ferrari contra Virgin, Hispânia e Lotus do que outra coisa. Depois de mais umas 10 voltas começaram as paradas de boxe e a estratégia do espanhol funcionou: de último ele deu um salto para sexta posição.

Mais um safety-car na pista, desta vez com a outra Williams do brasileiro Rubens Barrichello, que bateu forte e abandonou a prova. Webber viu a diferença entre ele e os rivais ser anulada. Depois que a prova reiniciou a condição na pista era Webber, Vettel, Kubica, Massa, Hamilton, Alonso, Schumacher e Rosberg. As duas Force India estavam muito bem colocadas, com Sutil em nono e Liuzzi em décimo.

Veio então a terceira bandeira amarela, desta vez por que a tampa de um bueiro se soltou. Alguns abandonos aconteceram até então, como os das duas Sauber (De la Rosa e Kobayashi) e as duas Virgin (Di Grassi e Glock). Bandeira verde e novamente ninguém ultrapassou ninguém na pista, até que faltando três voltas para o fim aconteceu a quarta e última bandeira amarela, devido a um incidente entre Trulli e Chandhok, quando o italiano tentou uma ultrapassagem onde não tinha espaço e os dois se enroscaram.

A prova caminhava então para o fim, sob bandeira amarela, sem nenhuma mudança, até que aconteceu algo inusitado. Schumacher passou Alonso na última curva, depois que o safety-car se retirou da pista, mas antes de cruzarem a linha de chegada. E a prova acabou com vitória de Webber, seguido de Vettel, Kubica, Massa, Hamilton, Schumacher, Alonso e Rosberg. No entanto, parece que a ultrapassagem do alemão no espanhol está sob investigação e voltaremos mais tarde comentando a decisão.

Confira abaixo o resultado (até o momento) final da prova:

1 Mark Webber RBR-Renault 78 Vencedor
2 Sebastian Vettel RBR-Renault 78 +0.4 secs
3 Robert Kubica Renault 78 +1.6 secs
4 Felipe Massa Ferrari 78 +2.6 secs
5 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 78 +4.3 secs
6 Michael Schumacher Mercedes GP 78 +5.7 secs
7 Fernando Alonso Ferrari 78 +6.3 secs
8 Nico Rosberg Mercedes GP 78 +6.6 secs
9 Adrian Sutil Force India-Mercedes 78 +6.9 secs
10 Vitantonio Liuzzi Force India-Mercedes 78 +7.3 secs
11 Sebastien Buemi STR-Ferrari 78 +8.1 secs
12 Jaime Alguersuari STR-Ferrari 78 +9.1 secs
13 Vitaly Petrov Renault 73 +5 Lap
14 Karun Chandhok HRT-Cosworth 70 +8 Lap
15 Jarno Trulli Lotus-Cosworth 70 +8 Lap
Ret Heikki Kovalainen Lotus-Cosworth 58 +20 Laps
Ret Bruno Senna HRT-Cosworth 58 +20 Laps
Ret Rubens Barrichello Williams-Cosworth 30 +48 Laps
Ret Kamui Kobayashi BMW Sauber-Ferrari 26 +52 Laps
Ret Lucas di Grassi Virgin-Cosworth 25 +53 Laps
Ret Timo Glock Virgin-Cosworth 22 +56 Laps
Ret Pedro de la Rosa BMW Sauber-Ferrari 21 +57 Laps
Ret Jenson Button McLaren-Mercedes 2 +76 Laps
Ret Nico Hulkenberg Williams-Cosworth 0 + secs

1 Responses to F1 - Mark Webber, líder do campeonato

  1. Senhores, não sei se vai lhe interessar mas, como trabalho com previsões econômicas, resolvi tirar o final de semana para fazer um modelo de previsão para o campeonato de F1 (fiz um para o Brasileirão também).
    Como é um modelo do tipo série temporal, quanto mais dados houver, melhor serão os resultados, logo, a partir da metade da temporada, deve dar resultados melhores.
    O modelo de previsão foi baseado em 5 perspectivas. Primeiro, se a corrida é da fase européia ou não, se o circuito é de alta, média ou baixa velocidade, se a corrida foi sob chuva, a temperatura no dia da corrida (para separar em corridas com clima quente ou frio) e, por fim, o histórico de pontos do piloto, afinal, por mais independente que uma corrida seja da outra, não dá para aceitar que as chances de vitória do Bruno Senna sejam as mesmas do Felipe Massa.
    A previsão para o campeonato é, pela ordem: Mark Webber, Sebastian Vettel, Jenson Button, Fernando Alonso, Felipe Massa, Robert Kubica, Nico Rosberg, Lewis Hamilton, Michael Schumacher e Adrian Sutil.
    Já para o GP da Turquia, a previsão é: Sebastian Vettel, Mark Webber, Jenson Button, Robert Kubica, Nico Rosberg, Felipe Massa, Lewis Hamilton, Vitaly Petrov, Adrian Sutil e Jaime Alguersuari, com abandonos de Alonso e Schumacher, pelo histórico de ambos em pistas de mesma natureza.
    Bem, o modelo foi feito por diversão, mas segue um certo rigor metodológico. Quando o fiz para o campeonato brasileiro de 2008 (em 2009 não fiz por pura falta de tempo), acertei os 4 times da libertadores e 3 dos quatro rebaixados com 10 rodadas de antecedência.
    Se quiser ler mais sobre isto, fiz um post no http://esportesefinancas.blogspot.com/2010/05/previsao-f1-campeonato-e-gp-turquia.html.

     

Calendário

Videoteca

Twitter


Postagens populares

Newsletters