Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

F1 – Lessons Learned

Postado por Thiago Raposo domingo, 14 de novembro de 2010

Campinas – Grandes empresas que se prezam sempre realizam uma reunião chamada “Lessons Learned” (Lições aprendidas) ao fim de cada projeto. Fico imaginando como seria esta reunião na Ferrari e na Red Bull após esta fantástica disputa de campeonato. Obviamente, como torcedor, admirador e palpiteiro, creio que também preciso refletir um pouco sobre tudo o que escrevi e disse nos últimos dias sobre a disputa.

Claro que estou falando sobre o polêmico jogo de equipe! Como tudo deu certo para a Red Bull que jogou limpo, fica parecendo que realmente este é o melhor caminho. Será então que a Ferrari, ao colocar sentados em torno de uma mesa Luca de Montezemolo, Stefano Domenicali, Fernando Alonso e Felipe Massa vão chegar a conclusão de que realmente a manobra feita pela equipe no tão famoso “Fernando is faster than you” na Alemanha não tem mais lugar na categoria e que não mais farão isto?

Ou será que Dietrich Mateschitz, Christian Horner, Mark Webber e Sebastian Vettel em torno da outra mesa, na fábrica da Red Bull, vão comemorar a conquista e salientar o quão importante é manter a “lisura” do esporte? E eu, aqui em casa, vou admitir que estava realmente com o pensamento errado, que falei e escrevi muita besteira e que se não consegui abrir os olhos sozinhos, os fatos vieram me mostrar a verdade!

Não – eu no lugar de Mateschitz, mas com o pensamento na competição de Fórmula 1 e não nos interesses de marketing que ele tem, aprenderia a lição e não deixaria isto acontecer novamente. Como que o carro disparo melhor do grid chega na última prova correndo tanto risco! Deu certo e no fim venceram, mas não podem deixar este fato encobrir o tão quanto estiveram perto de falhar!

Não – a Ferrari não vai aprender lição nenhum, pois não há o que aprender! Se não tivessem feito a manobra na Alemanha, Alonso chegaria para esta prova 7 pontos atrás de onde estava, e as chances de conquistar o caneco ficaria ainda mais difícil. Se a disputa foi tão emocionante, e tão disputada, tem ligação direta com aquele fato! E ouso ir além – só não deu certa a estratégia, porque o segundo piloto da equipe “morreu” depois daquele episódio e nada mais fez para ajudar a equipe.

Não – eu como palpiteiro da categoria vou continuar a favor da manobra, apesar de achar realmente mais bonito quando acontece como aconteceu. Mas eu vejo a Fórmula 1 como uma disputa de carros e por este simples motivos acho que uma equipe deve movimentar os seus peões como quiserem para no fim chegarem onde almejam chegar! É muita grana gasta por elas e não pelos pilotos na pré-temporada, para ter o melhor equipamento, para depois no decorrer do campeonato, ver tudo cair por não ter jogado corretamente.

Mas a Red Bull, jogando limpo, chegou ao título! Sim – mas considero inaceitável que o melhor carro disparado do grid precise ir para a última etapa, fazendo contas para chegar lá! Obviamente o motor Renault teve uma parcela de culpa, mas o leite quase azedou por caprichos da equipe. Nas últimas cinco provas, em quatro Vettel terminou imediatamente a frente de Webber. Se tivesse acontecido a troca em todas, o título já estaria decidido antes.

Enfim, já era difícil colar minha tese antes, quando tudo parecia perdido para a Red Bull, sei que agora vai ser praticamente impossível com o título de Vettel, mas continuo com este pensamento! Acho que estão fechando os olhos para a verdadeira situação, que foi o quase fracasso da equipe que sobrou na temporada!

3 comentários

  1. Pezzolo Says:
  2. mas meu amigo, se tivesse deixado massa na disputa do título, nao seriam duas ferrari tirando pontos da red bull?
    e se tivessem tirado webber ou vettel da disputa lá na metade do ano, a equipe nao teria um segundo carro "morto"como teve em abu dhabi?
    acho que ainda teremos muito tempo para consolidar o legado de 2010...

     
  3. Stunts Says:
  4. Acho que a Ferrari vendo um Massa passivo e um carro que estava bem abaixo das Red Bulls acertou em focar em 1 piloto... Obvio que jogou fora o titulo de construtores e focou no de pilotos, e teve uma chance real causada por erros e pelo "jogo aberto" na Red Bull....

    "Jogo aberto" pq apesar de todos estarem falando da vitória do "esporte", lembro claramente da preferência da equipe por Vettel, colocando peças novas somente no carro do alemão, e não podemos esquecer que a batida entre vettel e webber no inicio da temporada demonstrou um "jogo de equipe" que o Webber optou por ignorar e lutar pela posição. Acho que a Red Bull focaria sim em Vettel mas após o escândalo da Ferrari, a imagem da empresa poderia ser manchada e a Red Bull preferiu pagar de "igualitária"...

    Nada diminui o mérito do título... Não estou arrumando justificativas, só apenas falando coisas que aconteceram...
    Uma coisa é fato: desde o início o campeonato era da Red Bull e se Ferrari e McLaren tiveram chances, foram por erros da própria red bull que quase jogou o título pelo ralo...

    Enfim, parabéns a Red Bull que teve um título merecido e parabéns a Vettel, que apesar dos muitos erros, na hora que realmente precisou, não errou. Espero que esse título ajude no seu crescimento pois ele tende a ser um dos grandes pilotos da história da F1... Habilidade ele tem... Falta maturidade ainda... Espero que o título traga isso a ele =)

     
  5. Mauricio Says:
  6. Muito bom texto. A internet permite que a gente tenha acesso à informação sem que o autor seja obrigado a seguir uma linha editorial imposta pelo meio onde trabalha. Incrível como a Globo alinhou o pensamento de todos os seus empregados e disseminou essa idéia de que a Ferrari foi a imagem do "demo" e a RedBull a paladina da lisura no esporte... Eles faturam com audiência e, com Felipe Massa em baixa, os índices caem. Nada como uma história para "reeguer" o moral da categoria que, nada verdade, nunca esteve em baixa. Mas a audiência global quer ver é brasileiro na frente. Quando não tem, vemos essa palhaçada que formou-se em torno da Ferrari/redBull... Muito bom seu texto! Isento de toda essa sanha por dinheiro de uma empresa que nem sequer fala o nome da equipe que levou os dois títulos do ano (RBR é o cacete!!! REDBULL!!!)

     

Calendário

Videoteca

Twitter


Postagens populares

Newsletters