Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

F1 - A Red Bull errou?

Postado por Thiago Raposo domingo, 17 de abril de 2011

Campinas - E lá se foi mais uma madrugada de Fórmula 1 no ano, desta vez na China. E foi uma corrida bastante movimentada, com dezenas de ultrapassagens e disputas na pista. O inglês Lewis Hamilton se deu melhor após 56 voltas, superando o "imbatível" Sebastian Vettel e vencendo a primeira no ano, 15ª na carreira. Desta forma Lewis se tornou o primeiro piloto a vencer duas vezes na China, que recebe provas da categorias desde 2004.

Vettel, que largou na pole, caiu para terceiro após a largada, sendo ultrapassado pelas duas McLarens. Vieram as paradas nos pits e Button cometeu um erro grave ao parar erroneamente no espaço da Red Bull. Ele consertou o equívoco logo em seguida, mas perdeu tempo e foi superado por Vettel. Hamilton parou na volta seguinte. Tudo dava a entender que Vettel e Hamilton partiriam para um duelo direto pela vitória, porém a Red Bull optou pela estratégia de apenas duas paradas para Vettel enquanto Hamilton partiu para três.

De início até pareceu ser o melhor, pois assim que o inglês da McLaren entrou pela terceira vez, Vettel ficou com uma liderança relativamente tranquila. Obviamente eles ignoraram o fator desgaste do pneu Pirelli. Vettel fez a segunda parada na volta 31 e teria que rodar mais 25 com o pneu duro. Hamilton, que parou na 38, tinha uma tarefa bem mais fácil pela frente. Ao passar das voltas o ritmo da Red Bull foi caindo vertiginosamente e aconteceu o inevitável. Hamilton chegou, passou e abriu na frente.

Enquanto isto, o companheiro de Vettel, Mark Webber, dava show na pista com a mesma estratégia de Hamilton de três paradas. Apesar de ter usado o duro no começo e o mole no fim, Webber mostrou que três paradas era a estratégia correta. Com um carro visivelmente melhor, não teria sido mais acertado a Red Bull parar três vezes em vez de duas com o Vettel? Garantiria ao alemão campeão do mundo uma condição de igualdade na pista com Hamilton e aí eles teriam que definir a parada na pista. Existe a máxima que quem é superior deve fazer o arroz com feijão e quem vem atrás é que precisa inventar algo diferente para tentar bater os melhores. Por que será que a Red Bull arriscou então?

Calendário

Videoteca

Twitter


Postagens populares

Newsletters