Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

BSB - Superbikes na terra da rainha

Postado por MIchele de Souza Ribeiro quarta-feira, 11 de maio de 2011



No Reino Unido a cultura do motociclismo é bastante difundida e a Inglaterra é extremamente forte em termos de campeonato. Uma prova disso é o British Superbike Championship (BSB), o único campeonato regional com nível de mundial.

São 24 motos na categoria principal, das fabricantes Aprillia, BMW, Ducati, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha. E o currículo dos pilotos não deixa a desejar. Entre eles estão o 3 vezes campeão do BSB Ryuichi Kiyonari (ex-MotoGP e WSBK), o 2 vezes campeão Shane “Shakey” Byrne (ex-MotoGP e WSBK), Josh Brookes (ex-WSBK), Guy Martin (Isle of Man TT racer), John Hopkins (MotoGP e ex-WSBK), Michael e John Laverty, irmãos de Eugene Laverty, que venceu as duas corridas do mundial de Superbike (WSBK) em Monza no último fim de semana.

Em sua 24ª edição o campeonato já está pegando fogo. A primeira etapa aconteceu e Brands Hatch no mês passado. O inglês Shakey Byrne (HM Plant Honda) ganhou a primeira corrida, deixando seus compatriotas Tommy Hill (Swan Yamaha) e Tommy Bridewell (Tyco Racing Team) com os segundo e terceiro lugares no pódio, respectivamente. Na segunda bateria foi a vez de Tommy Hill chegar em primeiro, seguido pelos companheiros de equipe Kiyonary e Byrne. 

A segunda etapa foi em Oulton Park no início deste mês e o então líder do campeonato, Tommy Hill, não teve tanta sorte. Apesar da pole, Hill se acidentou durante o warm-up ao passar sobre o óleo esparramado na queda do francês Loris Baz (Motorpoint Yamaha). Com o ombro machucado, teve que abandonar a prova. Ryuichi Kiyonari venceu a primeira bateria, seguido por John Hopkins (Samsumg Crescent Racing) e pelo escocês Stuart Easton (MSS Colchester Kawasaki). Na segunda bateria John Hopkins fez história, sendo o primeiro americano a subir no degrau mais alto do campeonato inglês. O segundo lugar ficou com Stuart Easton e o terceiro com Shakey Byrne.

Neste final de semana acontece a terceira etapa no circuito de Croft e a Swan Yamaha estará em casa. Tommy Hill está ansioso para voltar às pistas. “Eu tenho um bom movimento no ombro e me pus a meta de voltar este fim de semana em Croft porque quero chegar ao pódio para a equipe Swan Yamaha, logo que possível”, disse o inglês. “Eu só preciso me concentrar em chegar lá e marcar quantos pontos eu puder no campeonato”. Seu companheiro de equipe Michael Laverty teve um par de quintos lugares em Oulton Park, mas provou seu ritmo liderando boa parte das duas corridas e agora está sedento para recompensar a equipe com o pódio.

Classificação do campeonato


Nome  Bike 
Pts





1 S. Byrne  HM Plant Honda  70





2 S. Easton  MSS Colchester Kawasaki  59





3 R. Kiyonari  HM Plant Honda  58





4 J. Hopkins  Samsung Crescent  56





5 T. Hill  Swan Yamaha  45





6 M. Laverty  Swan Yamaha  35





7 M. Rutter  Rapid Solicitors Ducati  34





8 J. Kirkham  Samsung Crescent  29





9 L. Baz  Motorpoint Yamaha  27





10 D. Linfoot  Sorrymate.com Honda  23

 
Presença feminina no BSB

Pela primeira vez na história uma mulher participa do campeonato. A inglesa Jenny Tinmouth, que já tem o mérito de mulher mais rápida no Isle of Man TT, faz parte da equipe Splitlath Motorsport com sua Aprilia RSV4. Infelizmente ainda não tivemos a oportunidade de vê-la nas pistas por conta de problemas que ela enfrentou com falta de peças na primeira etapa, e por não conseguir o tempo mínimo para entrar no grid em Oulton Park. Vamos ter que aguardar para ver se ela estréia neste final de semana em Croft.


Evolution Class

A partir de 2010 surgiu a classe EVO em subistituição à antiga “Cup”, de equipes privadas e com motos standard, sem muitos recursos eletrônicos.

São 15 pilotos competindo nessa categoria e correndo junto com a principal. Os mais rápidos são:

P Nome  Bike  Pts




1 A. Lowes  WFR Honda  95




2 S. Smart  Moto Rapido Ducati  57




3 P. Muff  Tyco Honda  50




4 S. Andrews  PR Racing Kawasaki  48




5 J. Hillier  Bournemouth Kawasaki  46


Próximas corridas

Croft  14-15 Maio



Thruxton  29-30 Maio



Knockhill  18-19 Junho



Snetterton 300 02-03 Julho



Oulton Park  16-17 Julho



Brands Hatch GP  06-07 Agosto



Cadwell Park  28-29 Agosto



Donington Park  10-11 Setembro



Silverstone Arena GP  24-25 Setembro



Brand Hatch GP  08-09 Outubro

Calendário

Videoteca

Twitter


Postagens populares

Newsletters