Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

Superliga - Boas provas marcam início de temporada

Postado por Thiago Raposo domingo, 5 de junho de 2011

Campinas - Assen, na Holanda, marcou a abertura da temporada 2011 da Fórmula Superliga neste Domingo. A categoria já vai para a quarta temporada, mas com algumas mudanças na concepção inicial. Agora existem carros representando países correndo junto com carros de times de Futebol. Uma mix entre a própria categoria e a falecida A1 GP. O Brasil, por exemplo, que tinha o carro do Flamengo e do Corinthians, agora só tem o carro do próprio país, pilotado pelo amazonense Antônio Pizzonia. Foram 14 carros alinhados na pista holandesa para a primeira rodada do ano.

Na primeira corrida o Girondinos de Bordeaux, que largou na pole, sustentou a ponta na largada seguido do carro da Holanda e da Nova Zelândia. Mas o carro neozelandês, pilotado por Earl Bamber, acabou passando reto quando tentava superar o holandês e voltou na última colocação. A janela de pitstops obrigatórios foi aberta e os carros foram parando. O carro do Brasil, no entanto, teve problemas no balanço e teve que retornar aos pits, perdendo algumas posições. Tristan Gommendy (Bordeaux), que liderava a prova, teve problemas com o acelerador do carro e acabou abandonando. O fim da corrida foi emocionante: numa briga holandesa, entre o carro do país e o do time PSV, eles acabaram se tocando. O PSV levou a melhor com o piloto Yelmer Buurman e o da Holanda, sob o comando de Robert Doornbos, ficou em segundo, com a asa quebrada e tendo que segurar os ataques dos rivais. Luxemburgo tentou ultrapassá-lo e eles se tocaram e quem levou a melhor foi a Inglaterra, com Craig Dolby, que passou os dois e terminou em segundo. Pizzonia terminou na oitava colocação.

Na segunda corrida, entrou em ação uma das regras mais interessantes da categoria que é a inversão total do grid e não só apenas das oito primeiras posições como a GP2 e outras. O Bordeaux, que depois do abandono na primeira prova terminou em último, ganhou o direito de largar na pole e manteve a posição após a largada. Ficou por lá durante quase toda a prova, mas na parte final acabou perdendo desempenho e foi superado pelos carros do Austrália, Japão e Brasil. A briga ficou então na primeira posição entre os pilotos John Martin (Austrália) e Duncan Tappy (Japão), com o segundo levando a melhor. Antônio Pizzonia, numa bela prova, foi ao pódio com a terceira posição, o que o credenciou para a disputa da super-final. Gommendy ainda conseguiu terminar na quarta colocação seguido de Earl Bamber da Nova Zelândia.

Na super-final apenas os oito melhores carro da etapa numa disputa de cinco voltas por dinheiro. Sim, a pontuação oferecida é irrelevante e o prêmio oferecido é que é o grande chamariz: 100 mil Euros! O Japão, que largou na pole, saiu mal e caiu para quarta colocação. Austrália, Inglaterra e Brasil pularam na ponta. Mas logo o carro australiano foi superado pela Inglaterra de Craig Dolby e pelo Brasil de Pizzonia. Os dois começaram então uma disputa emocionante pela vitória e no fim Dolby venceu por apenas 0.171 segundos. "Eu nem estou acreditando, tivemos um desempenho incrível. Foi muito melhor do que eu esperava. Fiquei a apenas um décimo de segundo do inglês Craig Dolby, chegamos a andar lado a lado, empurrei ele em algumas partes. Por alguns segundos vi que podia cruzar a linha de chegada em primeiro, foi por pouco, mas estou contente com o resultado, levando em consideração o tempo que estou sem pilotar um fórmula e o fato de ser minha primeira vez em Assen", declarou Pizzonia.

A próxima prova da categoria será disputada em Zolder, na Bélgica, nos dias 16 e 17 de julho.

Confira abaixo a classificação do campeonato:

1 Australia 77
2 Japan 77
3 England 74
4 Netherlands - PSV Eindhoven 72
5 Brazil 68
6 Czech Republic - AC Sparta Praha 63
7 Belgium - RSC Anderlecht 56
8 New Zealand 52
9 Luxembourg 52
10 France - Girondins de Bordeaux 46
11 Turkey - Galatasaray SK 38
12 China 34
13 Spain - Atlético de Madrid 28
14 Netherlands 16

Calendário

Videoteca

Twitter


Postagens populares

Newsletters