Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

BMW Driver Training – Eu sobrevivi!

Postado por Gisele Raposo domingo, 21 de agosto de 2011


Campinas - Quem sobrevive a alguma coisa, antes de tudo vive ela e fiz isso intensamente! O Café com F1 foi convidado pelo @DrPirelli a participar do BMW Driver Training, um curso de direção realizado no Campo de Provas da fabricante de pneu, aqui no interior de São Paulo.

Depois de um café da manhã bem gostoso partimos para uma aula teórica dada por ninguém menos que o ex-piloto e campeão do Troféu Maserati, Cesar Urnhani, que ultrapassou a parte mecânica e técnica de um curso de pilotagem, ele nos fez enxergar a parte neurológica da coisa (como reagimos corporal e psicológicamente a cada situação, assim recebemos dicas sobre qual a melhor forma de lidarmos com ela).

Na parte prática, BMWs 325i esperavam pelos participantes do curso. Começamos na pista seca fazendo curvas e ziguezagueando cones. Fácil né? Do segundo exercício em diante a pista passou a ser molhada e algumas vezes encharcada, assim a complexidade dos testes aumentaram bastante. Frenagens bruscas com e sem sistema de ABS no veículo nos fizeram perceber como ele reage. Claro que o carro não estava descalçado: a Pirelli forneceu os pneus de ultra high performance, o Phantom, que possui duas calhas na parte do meio do pneu para que a água possa escoar aumentando a aderência na pista.

Entre os exercícios, dois deles achei mais ‘radicais’: frear em um piso misto de cimento e paralelepípedo, sem ABS e dar um belíssimo cavalo de pau (veja um colega fazendo o teste ontem):



O segundo, e único em que fizemos sozinhos dentro do carro, foi driftar em uma pista circular (molhada claro) e aprender a controlar o escape traseiro e consertar o traçado. Óbvio que eu errei algumas vezes, mas ouvindo as dicas do Cesar no rádio consegui ouvir um “Sensacional, garota!” e isso deu a sensação de tarefa cumprida.

Ainda tive a oportunidade de andar por duas vezes como passageira do Cesar em demonstrações dos exercícios. Simplesmente sensacional! Saber que o carro em que você está vai dar um cavalo de pau, com um piloto andando de ré, dá medo, claro, mas a habilidade dele é incomparável e só deu para aproveitar aquele momento [talvez] único.

Um outro piloto de testes da Pirelli estava lá, o Xande, e com ele pudemos aquaplanar por 50metros em diferentes velocidades. Para quem nunca aquaplanou na vida, não faz ideia de como é a sensação, eu que já vivi isso, mal pude acreditar em um carro apenas escorregando e saindo sem derrapar ou rodar na pista (como aconteceu conosco na Anhanguera/SP).

Deste treinamento como um todo, saíram algumas lições interessantes:
- não adianta ter um bom carro, bem equipado com freios e pneus de qualidade, se você não souber reagir à situação. Assim,

- todos somos capazes de “identificar-decidir-agir”, ou seja, tanto os meninos, quanto as meninas (éramos duas) erraram e acertaram cada um dos exercícios, mas ao ouvir as boas instruções dadas e soubemos interpretá-las na pista e nos dar bem.

No final do dia, ainda participamos de uma competição de velocidade (um slalom): percorrer um traçado (no seco) com cones para ziguezaguear e uma curva no fim dele. No computo geral, o melhor tempo do ano ganha o curso avançado do BMW Driver Training! Nem sei minha colocação, mas o Thiago conseguiu ficar em terceiro no dia - viva ele!

Enfim, retomando ao meu primeiro parágrafo, eu sobrevivi a um domingo inteiro de treinamento no Campo de Provas da Pirelli, com direito a sustos e risos a cada superação. Valeu intensamente a pena ter vivido este dia!

Para informações sobre o curso, visite: http://www.mbimotors.com.br/bmw_drivertraining_inicial.html

Veja as fotos do evento (clique ppara aumentá-las):

Calendário

Videoteca

Twitter


Postagens populares

Newsletters